Delegacia de Polícia de Fontoura Xavier prende homem por crime de exploração sexual infantil na internet
Na tarde de quarta-feira, 18, agentes da Delegacia de Polícia de Fontoura Xavier, coordenados pelo Delegado de Polícia Renan Portela Gonçalves, juntamente com agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCID) do DEIC, coordenados pelo Delegado de Polícia Filipe Borges Bringhenti, desencadearam a “Operação Germinare” e realizaram a prisão de um homem de 36 anos, pelo crime de exploração sexual infantil na internet.
O investigado criou contas falsas no Instagram e passou a conversar com meninas de 12 e 13 anos, da cidade de Fontoura Xavier, interior do Rio Grande do Sul. Até o momento 4 adolescentes estudantes da mesma instituição de ensino foram identificadas como vítimas dos abusos e ameaças praticadas pelo mesmo indivíduo, algumas obrigadas a produzir vídeos e fotos íntimas sob ameaça. Os contatos eram realizados por mensagens nos aplicativos Instagram e WhatsApp.
O homem ganhou a confiança das adolescentes fazendo uso de um perfil fake que se passava por uma menina da mesma idade, e convenceu as menores a enviar fotos e vídeos íntimos. Após isso, passou a ameaçar as jovens de divulgar os materiais se elas não realizassem suas fantasias sexuais, as quais também eram gravadas.
Diversas ameaças foram feitas dando conta de que o autor dos fatos estaria em deslocamento, vindo do norte do país, para cumprir as ameaças e matar as adolescentes na escola em que estudam.
A equipe de Policiais Civis estava monitorando o deslocamento do indivíduo e constataram que ele de fato saiu do seu estado de origem, na região nordeste, e já estava na região metropolitana de São Paulo, seguindo em viagem em direção ao Rio grande do Sul. Dessa forma, os policiais deslocaram até a cidade de Carapicuíba/SP e interceptaram o investigado antes que deixasse estado, interrompendo a possível prática de crimes dolosos contra a vida das adolescentes e/ou outras pessoas presentes na escola.
No celular do preso foram encontrados fotos e vídeos íntimos de uma das adolescentes forçada a praticar atos sexuais para satisfazer o abusador, além de diversas mensagens para meninas menores de outros estados com conteúdo impróprio, que agora serão investigados pela Polícia Civil.
Após o registro da ocorrência policial, o homem foi encaminhado ao sistema prisional de São Paulo.
A Operação Germinare contou com o apoio técnico e operacional da Delegacia de Policia de Embu das Artes, de São Paulo.
Texto: : Divulgação/Policia Civil