Dados apontam que Salto do Jacuí está com alto índice de infestação do Aedes aegypti
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) serve para indicar municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya.
O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. Este serviço é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) que visitam regularmente residências e promovem ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças.
Em Salto do Jacuí são cinco Agentes de Combate a Endemias. “Para nosso trabalho ter êxito, nós precisamos do apoio da comunidade. Nós chegamos na residência para vistoriar o pátio e se encontrar algum foco, além de fazer a coleta da larva para encaminhar para análise, a gente faz o tratamento no local com larvicida, para que seja eliminado. E a cada quinze dias é realizado o controle em borracharias, postos de combustíveis, ferro velho e cemitério” – disse o agente Antônio Pereira.
A agente Magda Coelho, passou dados da Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Cruz Alta, que apontam que Salto do Jacuí está entre as cidades com alta infestação do mosquito Aedes aegypti.
Ouça a entrevista no player acima.