Custos de produção de suínos e aves baixam, segundo Economista da Embrapa
Na programação de Jornalismo da Rede Líder de Rádios, conversamos com Ari Jarbas Tend, Economista da Embrapa Aves e Suínos. Ele inicia sua fala explicando que os custos de produção estão refletindo na realidade brasileira, acontecendo desde 1980 em ambos setores. Tend lembra que os custos de produção calculados são uma referência, não significando que o valor seja a realidade de um ou outro produtor.
Ao longo de tantos anos de relação de custo e artigos de competitividade, a Embrapa disponibilizou a metodologia para o cálculo dos custos de produção, tanto para frango de corte quanto para suínos, e nos últimos dois anos, foi disponibilizado também um aplicativo onde o produtor pode calcular o próprio custo de produção.
Chamado CustoFácil, o app foi desenvolvido após demandas do setor produtivo que precisavam de uma planilha de cálculo para o produtor. O material está disponível no Google Play e também na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa. Aqueles que possuem android podem utilizar e observar os resultados, que serão coerentes com cada realidade.
Jarbas ressalta a baixa nos custos de produção.
