A Administração Pública Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Setor de Vigilância Sanitária, de Campos Borges, alerta para os cuidados nesta época do ano com a presença das lagartas. Já foram visualizadas lagartas que provocam queimadura e são venosas nas praças da cidade, muito cuidado, nestes locais.
Com a chegada do verão é comum às pessoas descansarem na sombra das árvores, porém é preciso atenção redobrada ao sentar-se ou chegar perto das ameixeiras, araticum, abacateiro, pessegueiro, cedro, figueira-do-mato, goiabeira, ipê, pereira, plátano e seringueira. Os troncos destas árvores são os principais hospedeiros das taturanas.
Dor e a sensação de queimação no local do contato, inchaço e vermelhidão são as manifestações iniciais do contato com a taturana. Também podem ocorrer mal-estar, dor muscular, dor de cabeça e vômito até três dias após o contato, por isso a importância de buscar atendimento médico assim que o acidente acontecer. Os sinais de agravamento variam entre sangramentos pelo nariz, gengivas e pela urina até os hematomas que podem evoluir para uma hemorragia intracraniana e complicações nasais e por fim, levar à morte.
Evite o contato com qualquer tipo de lagarta. Observe atentamente as folhas, troncos das árvores, gramados. Nas atividades no campo é importante andar sempre protegido com roupas e luvas adequadas.
Se entrar em contato com algum tipo de lagarta é importante tentar captura-la para que as equipes de saúde possam realizar o atendimento adequado.