Corsan ativa dois poços artesianos e instalará nova adutora para melhorar abastecimento em Arroio do Tigre
O Gestor da Unidade da Corsan de Sobradinho, que atende municípios do Centro Serra, Nilton Matana, em entrevista ao Repórter Geração, explicou o que ocasionou constantes cortes no abastecimento de água em pontos altos da cidade de Arroio do Tigre, na semana de 17 a 24 de abril. Relatou que durante uma queda inesperada de energia elétrica, entrou ar no encanamento. Depois quando a água retornou ao sistema, foram ocorrendo os rompimentos. “Quando descobrimos que estávamos sem energia, o nosso sistema todo já havia secado. Como não sabíamos, não desligamos as bombas. Com isso, entrou ar nas redes. Quando a água voltou (para o encanamento) começou romper nossa rede de água”, disse.
Quando questionado sobre a falta de água em outros momentos, Matana explica que há um problema no conjunto de tubulações e conexões que sai de Linha Rocinha até Rede de Distribuição de Água. “Essa rede foi feita há bastante tempo atrás, por uma empresa terceirizada, e não houve uma fiscalização das obras por parte da Corsan. A rede está instalada em cima de pedras. Não foi colocada camada de pó de brita ou areia. Abriram a vala, jogaram os canos dentro e taparam. Com o passar do tempo o solo vai voltando ao normal e os canos vão rompendo”, explicou, revelando que em três meses deve iniciar a substituição dessa adutora.
Entre outros investimentos para melhorar o abastecimento de água em Arroio do Tigre, Matana citou a ativação de dois novos poços artesianos, em Linha Rocinha e Linha Tigre. Destacou também o projeto de captação de água da Barragem Dona Francisca em Linha Taquaral ou do Rio Jacuizinho em Linha Travessão, abastecendo também o município de Sobradinho.