Coprel inaugura mais uma usina hidrelétrica
Na última sexta-feira, 19 , em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, a Coprel inaugurou a Hidrelétrica Cazuza Ferreira, terceira usina que Cooperativa possui participação acionária. Foram investidos R$ 31,9 milhões de reais, sendo que empreendimento foi realizado pela Coprel em parceria com as cooperativas Certel Geração, de Teutônia e a empresa Geopar.
A usina Cazuza Ferreira se enquadra na categoria de PCH – Pequena Central Hidrelétrica, com baixo impacto ambiental. Tem uma potência instalada de 9,10MW, o que representa atender mais de 30 mil pessoas, e está interligada ao Sistema Elétrico Nacional, atendendo o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas e respeitando as normas e legislações ambientais vigentes.
O presidente da Coprel, Janio Stefanello diz que o investimento faz parte da meta da Cooperativa em proporcionar a produção de energia com baixo impacto ambiental.
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela ONU como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas mais de 12 mil toneladas de gás carbônico. O presidente da Coprel diz que esta pequena central hidrelétrica, que passa a ser a sexta mantida em parceria com outras cooperativas de energia elétrica, tem um diferencial em relação às usinas tradicionais.
Para Jânio Vital Stefanello, os investimentos em geração realizados nos últimos anos têm aumentado muito o resultado da cooperativa. Ele entende que o Governo do Estado precisa desburocratizar a questão ambiental no que tange à geração de energia renovável. Ele encerra enfocando que outros 10 projetos semelhantes estão sendo tocados em parceria com outras cooperativas da área de energia.
Com foco na geração de energia limpa e renovável, a Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento foi criada em 2006, quando as atividades de geração foram desvinculadas da distribuição de energia elétrica. Na época com três usinas próprias, a cooperativa passou a ampliar investimentos e realizar parceria com outros investidores, buscando aumentar a geração de energia trazendo assim, mais retorno aos cooperantes.