Cooperativas Escolares: Professores Orientadores estudam método de trabalho para 2022
Na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, as professoras orientadoras da Cooperativas Escolares, implantadas pela Sicredi Espumoso RS/MG, estiveram reunidas para intensificar os estudos do método Cooperlândia.
A Cooperlândia é um método gameficado, composto por “missões”. Em cada missão o grupo de alunos associados e as comissões de implantação, realizam tarefas. Com elas, aprendem sobre cooperativismo e vão estruturando a sua cooperativa escolar.
O encontro aconteceu no auditório da agência do Sicredi em Campos Borges e reuniu as orientadoras da Cooperic, Coopertex, Cooperisa e a equipe que está trabalhando na implantação da Cooperativa que será fundada na escola Menino Deus do município.
O professor orientador tem um papel fundamental na Cooperativa Escolar. Além de aprender sobre cooperativismo, também organiza o seu plano de trabalho para orientar os alunos durante a trilha cooperativa para que desenvolvam as competências previstas.
Everaldo Marini da assessoria pedagógica Marini Coop, conduziu as atividades, juntamente com o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Espumoso RS/MG, Diego Piovesan de Ramos.
Sobre as Cooperativas Escolares
A Cooperativa Escolar é uma iniciativa de caráter educativo, formada pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. Trabalha competências voltadas ao conhecimento, criatividade, cidadania e liderança. Acontecem sob a gestão do Sicredi, com apoio das secretarias municipais de educação.