Conheça a diferença entre café tradicional, extraforte, gourmet e especial
Antes de saber qual comprar, é essencial entender a diferença no sabor e no preço de cada um deles
O café é uma das bebidas mais apreciadas do Brasil, com diferentes aromas e sabores. Mas você sabe o que define as características e qualidades da bebida?
De maneira geral, o café é classificado em quatro grupos: tradicional, extraforte, gourmet e especial, de acordo com o local de cultivo, o processo de torra e a quantidade de impurezas presentes.
Qual a diferença entre café extraforte, tradicional, gourmet e especial
Cada tipo de café apresenta um conjunto de características únicas, ligadas ao seu processo de produção. As bebidas extraforte e tradicional costumam ser mais amargas, enquanto as especiais e gourmet têm sabor mais frutado e adocicado.
Café extraforte
O extraforte é um dos cafés mais consumidos no Brasil. Habitualmente seus grãos são “defeituosos” e submetidos a um processo de torra maior para “limpar” as impurezas presentes, o que resulta em um sabor mais amargo e com leve aroma de tostado.
Conforme o selo ABIC, é uma bebida com baixos níveis de doçura e acidez, com ponto de torra mais escuro.
Doçura: baixa a muito baixa
Acidez: baixa a muito baixa
Amargor: de moderado a alto
Adstringência: de moderado a alto
Intensidade: alta
Café tradicional
O tradicional tem sabor semelhante ao extraforte e também é um dos mais populares no Brasil. A principal diferença é o nível de cafeína presente, que é mais baixo com relação ao extraforte porque há um processo de torra menos intenso.
Conforme o selo ABIC, é uma bebida com ponto de torra entre média e clara;
Doçura: baixa a muito baixa
Acidez: baixa a muito baixa
Amargor: de moderado a alto
Adstringência: de moderado a alto
Intensidade: alta
Café gourmet
Caracteriza-se por ser uma bebida mais adocicada e frutada. Seus grãos são selecionados, apresentam baixos níveis de impureza e passam menos tempo no processo de torra.
Conforme o selo ABIC, o café gourmet é suave, de intensidade alta, que apresenta acidez marcante. Seus aromas remetem ao caramelo, amêndoas e chocolate.
Doçura: moderada a alta
Acidez: moderada a alta
Amargor: baixo
Adstringência: baixa
Intensidade: alta
Café especial
Habitualmente é o tipo de café que apresenta as menores taxas de impurezas em sua composição, devido aos grãos extremamente selecionados e colhidos no momento ideal. Seu sabor é mais doce, com acidez moderada e pouco amargor.
Conforme o selo ABIC, oferece uma experiência sensorial completa ao consumidor. Possui aromas intensos e perceptíveis, com intensidade alta e sabores que remetem a florais, frutados e baunilha.
Doçura: de alta a muito alta
Acidez: de alta a muito alta
Amargor: baixo a muito baixo
Adstringência: baixa a muito baixa
Intensidade: alta
Qual café você prefere?