Centro Serra irá fechar de forma parcial o comércio e prefeituras atenderão em turno único
Prefeitos, secretários de saúde, médicos, profissionais da área de saúde e representantes do comércio (Caciss e Sindilojas), em reunião na manhã desta quinta-feira, 19, na prefeitura de Sobradinho discutiram as próximas medidas a serem adotas em relação ao combate a proliferação do Coronavírus. Entre elas, a possibilidade de restrição ou fechamento do comércio regional. A reunião foi fechada à Imprensa.
Sobre o fechamento do comércio ficou definido que vai ser aguardado decreto do Governo do Estado, que foi divulgado no final da manhã desta quinta. Na ocasião, o governador Eduardo Leite declarou, pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, situação de calamidade pública, numa tentativa de conter a disseminação de Covid-19 no Estado, que já apresenta transmissão local do vírus causador da doença. Caso esse decreto não chegue até a segunda-feira, 23, a região Centro-Serra, de forma independente tomará a decisão de fechar parcialmente o comércio.
O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, afirmou que só haverá atendimentos essenciais, como em farmácias, postos de gasolina, oficinas mecânicas e supermercados. Os demais estabelecimentos deverão permanecer fechados.
De acordo com ele, os prefeitos irão adotar turno único e expediente interno a partir de segunda-feira, em todas as Prefeituras da região. Ficou acertado também que consultas em outras cidades serão remanejadas ou remarcadas, sendo mantido, no entanto, transporte para pacientes com câncer e de hemodiálise. A recomendação é que que a população procure hospitais ou postos de saúde, apenas em casos de extrema necessidade.
DECRETO
O decreto do governo não menciona o fechamento geral do comércio, mas a adoção de um limite de venda de itens essenciais por consumidor, além da não alteração de preços para evitar aumentos abusivos. Pessoas em situação de risco terão horários específicos para compras. Eduardo Leite anunciou também que o transporte de passageiros interestadual está proibido, e o intermunicipal deverá atuar com, no máximo, 50% da capacidade dos ônibus. Está em estudo ainda o fechamento dos aeroportos no interior do Estado. O governador também vai pedir ao presidente Jair Bolsonaro o fechamento das fronteiras com o Uruguai e a Argentina.
Até o momento não existe nenhum caso de coronavírus confirmado na região Centro-Serra, mas os profissionais de saúde alertaram que a decisão deve ser tomada antes que o Covid-19 chegue até a região.
Foto Robson Dias/Agência Manchete Sobradinho
Ouça a entrevista com o prefeito de Arroio do Tigre Marciano Ravanello.