Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
26°
12°
21°C
Salto do Jacuí/RS
Ensolarado
Tempo limpo
28°
13°
23°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Repórter Geração
Ao Vivo: Repórter Geração
Notícias

Celetro comemora 50 anos com homenagens e reconhecimento aos fundadores e associados

Celetro comemora 50 anos com homenagens e reconhecimento aos fundadores e associados
Foto: Elion Silva/ Geração
10.09.2019 15h39  /  Postado por: Redação

A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí (Celetro) comemorou seus 50 anos de fundação nesta segunda-feira, 9, durante jantar festivo na Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul. O evento reuniu autoridades, lideranças e convidados, para apresentar a trajetória e evolução da Cooperativa.

Primeiro presidente, Getúlio Amauri Bisognin

A noite também foi marcada por homenagens prestadas ao presidente, José Benemídio Almeida, a conselheiros, colaboradores e ao primeiro presidente, Getúlio Amauri Bisognin, que em entrevista exclusica à Geração, destacou o trabalho realizado na sua época, impulsionando o desenvolvimento do Centro Serra, o que foi determinante para emancipação dos municípios da região. “Fiquei uma semana lá (Arroio do Tigre), fazendo palestras em Itaúba, Linha Cereja, São Luís e Estrela Velha. Com muita honra consegui projetar aquelas redes, e fazer com que lá se criasse uma cidade. Estrela Velha só é Cidade, porque teve luz (energia elétrica)”, ressaltou Bisognin.

Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, parabenizou e destacou a importância da Celetro, que atua em 27 municípios da Região Central. “Esses são os parceiros que ajuda fazer o Rio Grande do Sul dar certo. A Celetro olhando essa parceria entre energia e agricultor, é uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento da agricultura aqui na região”.

Presidente Benemídio

O presidente Benemídio destacou que o principal responsável pelo desenvolvimento da Celetro, é o associado do meio rural. “Que fez com que tivesse desenvolvimento no meio rural porque lá precisavam de energia e não tinham. Então o próprio associado que se reuniu e criou a Celetro, previam que com energia elétrica teriam condições de produzir mais, com garantia de não perder produto por falta de secagem”, afirmou.

A Celetro foi fundada em 9 de setembro de 1969, em Restinga Sêca, em uma reunião que contou com a presença de prefeitos e demais líderes da região. A Cooperativa possui 23 mil associados atendidos por 5.330 quilômetros de redes em 27 municípios de abrangência na Região Central.

Ouça entrevistas no player acima.

Foto: Elion Silva/ Geração

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.