CEEE contrata empresa e substitui cabos antigos por outros que possuem fibra óptica
Já há alguns meses circulam veículos emblemados com a sigla IG. Nossa reportagem entrou em contato com Mario Júnior Hermes, Chefe do Departamento de Instlaação do Sistema Jacuí, contratante da empresa paranaense. Ele inicia sua fala ressaltando que eles estão trabalhando nas linhas de Itaúba e Passo Real e também Jacuí e Passo Real, na linha de 238kw, substituindo os cabos para-raios nessas estruturas. O cabo antigo serve exclusivamente para proteção de descargas atmosféricas.
É importante destacar que os novos cabos são semelhantes aos anteriores, possuindo o diferencial dos pares de fibra óptica, que podem ser utilizados para transmissão de dados, proteção das linhas de transmissão, monitoramento das instalações das usinas, e toda a parte de comunicação e teleproteção de usinas e linhas de transmissão. Serão utilizados para toda a parte do processamento de dados da Companhia Estadual de Energia Elétrica.
Os cabos com a nova tecnologia irão melhorar a transmissão de dados da empresa. Mário Junior Hermes fala sobre como tem funcionado o trabalho, que acontece em diversas propriedades agrícolas da região.