Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
17°
7°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
No ar: Repórter Geração
Ao Vivo: Repórter Geração
Repórter Geração

Cavalarianos iniciam busca pela Chama Crioula, no dia 15, em Tenente Portela RS

Cavalarianos iniciam busca pela Chama Crioula, no dia 15, em Tenente Portela RS
06.08.2019 11h12  /  Postado por: Magali Drachler

Tradicionalistas da 14ª Região iniciam na próxima quinta-feira, 15, a cavalgada da chama crioula, até a cidade de Tenente Portela, RS.

Marco Andres, coordenador de cavalgada da 14ª Região Tradicionalista, destacou o roteiro e as atividades que serão realizadas até o dia 24 de agosto. De acordo com ele, serão 59 cavaleiros da região e mais o grupo de apoio. Este ano, participarão meninos de 6 e 12 anos e pela primeira vez, três mulheres.

O roteiro começa no dia 15, com saída para Tenente Portela. Na sexta-feira, dia 16, acontece a Geração da Chama Crioula do Estado, com a cerimônia ocorrendo na Praça Tenente Portela, a Praça do Índio, com início às 09 horas, e terá a presença de autoridades regionais e estaduais, além de vários nomes do tradicionalismo gaúcho, e claro, de lideranças do MTG. Um monumento da 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado será construído junto à Praça Tenente Portela.

A distribuição da Chama Crioula do Estado será no sábado, dia 17, no Parque Águas de Moconá, onde todos os grupos de cavalarianos pegarão a centelha da chama e começam a se deslocar de volta às suas cidades e regiões. À tarde passeio até o Salto de Yucumã.

Conforme a Comissão Organizadora, formada pela 20ª RT, CTG Guardiões da Fronteira, CTG Sentinela da Fronteira e Prefeitura Municipal, são esperados mais de mil cavalos, e em torno de 5 mil pessoas nas duas cerimônias. O evento é uma promoção do MTG.

No domingo, dia 18, segue o roteiro em direção ao Centro Serra. Saída de Tenente Portela para Ijuí. Lá haverá uma palestra com Vanderlei Jurisk sobre Revoluções entre Chimangos e Maragatos. Dia 19, saída de Alto União a cavalo em direção a Cruz Alta (38 km); Dia 20, Saída do Parque de Eventos de Cruz Alta em direção a Três Capões e Fazenda Santa Rita até o asfalto (30km); Dia 21, Saída da Fazenda Santa Rita para a Fazenda Balbina do Sr. Mico pelo asfalto (37 km); Dia 22, saída da Fazenda do Mico em direção ao Parque de Eventos em Estrela Velha pela Barragem Maia Filho (28 km). Haverá uma homenagem ao tradicionalista Clóvis Pinto (in memorian). Dia 23,  saída de Estrela Velha para Arroio do Tigre, até a Comunidade Evangélica (26Km). Dia 24, sábado, saída de Arroio do Tigre em direção a Sobradinho. Desfile no centro da cidade com a Chama e chegada com a Centelha na loja Maçônica AÔR E Harmonia, no qual ficará guardada até o dia 13 de setembro para o festejos farroupilhas. Após, confraternização no CTG Galpão da Estância de Sobradinho com entrega de certificados (15 km).

Ao todo serão 174 quilômetros percorridos à cavalo.

 

Ouça o player acima.

 

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.