Cartório eleitoral de Arroio do Tigre retoma biometria
A coleta biométrica, interrompida durante a pandemia, foi retomada e está disponível em todos os municípios do Rio Grande do Sul. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) retomassem a coleta do eleitorado em todo o país a partir de dezembro de 2022. A coleta de biometria é obrigatória para pessoas que solicitam o primeiro título de eleitor ou estão fazendo um novo. Além disso, é necessária para aqueles que já possuem título, mas não têm dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral, bem como para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de endereço ou alterações em dados cadastrais.
O assunto foi tema da entrevista com o chefe do Cartório Eleitora de Arroio do Tigre, Saulo Darós, no Repórter Geração desta sexta-feira, 28.
Para as eleições municipais de 2024, as pessoas que não tiverem coletado a biometria podem votar normalmente, desde que seu título de eleitor esteja regularizado.
O agendamento pode ser feito pela plataforma virtual do TRE-RS, o JE Digital, pelo telefone 148 ou pelo WhatsApp no (51) 2312-2015. Para quem preferir agendar presencialmente, basta procurar o Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento mais próximo.
O TSE tem como meta alcançar, nas eleições gerais de 2026, a quase totalidade dos eleitores com cadastro das impressões digitais, assinatura e fotografia na Justiça Eleitoral.