A Campanha Farmácia vai à Escola da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional, apropriado e o descarte correto de medicamentos, contribuindo para a conscientização sobre o tema.
A farmacêutica Flávia Bertani da Unidade Básica de Saúde e integrante do Programa Saúde na Escola vê a campanha como uma forma de trazer o profissional de saúde para a comunidade e promover a educação em saúde. “Trabalhar com o uso racional de medicamentos é acima de tudo prevenção, pois temos no Brasil altas taxas de internações hospitalares causadas por intoxicações por medicamentos. Este tipo de ação com os alunos reflete em adultos mais conscientes no futuro.” finaliza.
O trabalho foi desenvolvido em parceria entre os educadores e a farmacêutica da Atenção Básica, que planejaram juntos as ações desenvolvidas no ambiente escolar em conformidade com a idade do público atingido.
Os alunos participaram da 2° edição do concurso estadual, onde foram apresentados 840 trabalhos e o Município de Campos Borges obteve a premiação como melhor trabalho da Coordenadoria Regional da Educação para a aluna, Kiara Gonçalves da Silva e a aluna Beatriz Oliveira Fuchs que foi premiada na classificação geral, ficando no 92° lugar.
Campos Borges, recebeu o 1° lugar da 25° Coordenadoria Regional da Educação no concurso artístico ‘Farmácia vai a Escola’, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
Além disso, o Munícipio realizou o concurso a nível Municipal.