Ícone do site Rádio Geração

Cadastro Ambiental Rural tem prazo prorrogado

 
A informação foi confirmada pelo secretário executivo do Ministério do meio Ambiente,  que representou a ministra Isabela Teixeira em uma audiência pública  na câmara dos deputados,. Um decreto da Presidente Dilma Rousseff, delegando a prorrogação a ministra foi publicado no diário oficial da união e segundo o secretário, com o adiamento, problemas técnicos que produtores enfrentaram na tentativa de fazer o cadastro vão ser sanados.
Casos de biomas específicos devem ser resolvidos pela legislação de cada estado, um exemplo é o bioma pampa no Rio Grande do Sul, que tem grande parte da vegetação nativa, em pasto, o que dificilmente pode ser identificado por imagens de satélite.
As autoridades asseguraram que já está em curso, uma série de iniciativas em parceria com entidades do setor produtivo para incentivar a realização do cadastro em estados com baixa adesão. Os agricultores familiares são os que apresentam maior dificuldade, para realizar o CAR, já que muitas vezes não podem contratar um técnico para auxiliar no processo, o que é indicado pela confederação da agricultura e pecuária do Brasil.
A confederação dos trabalhadores na agricultora está negociando com o governo federal um crédito extra, para que pequenos produtores possam pagar técnicos que ajudem a fazer o CAR. O valor seria liberado no momento da contratação de outros financiamentos agropecuários. Segundo a CONTAG, com esse apoio vai ser possível atingir a meta dentro do novo prazo.

Sair da versão mobile