Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
23°
12°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Ensolarado
Tempo limpo
24°
11°
20°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Panorama 107
Ao Vivo: Panorama 107
Especiais

Bombeiros Voluntários alertam sobre a prevenção a incêndios em estufas de fumo

Bombeiros Voluntários alertam sobre a prevenção a incêndios em estufas de fumo
23.11.2018 14h08  /  Postado por: Magali Drachler

Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho mais uma vez estão empenhados em trabalhar na divulgação sobre a prevenção a incêndios em estufas de fumo. Na safra passada, foram 15 estufas queimadas, sendo que o número já chegou a até 50 estufas queimadas em safras anteriores.

O presidente da corporação Gerson Schirmer destaca que esta redução se dá também pelo trabalho de divulgação feito pelos bombeiros em parceria com a Imprensa, que alertou os produtores sobre os cuidados, o que culminou na significativa redução de ocorrências do gênero.

Comparando ainda com a safra 2016/2017 onde 25 estufas de fumo queimaram – e a safra 2017/2018 onde foram 15 ocorrências do tipo, a redução foi de 40%.  Outro fator, que contribui para a baixa nos índices, são as novas estufas metálicas, cada vez mais comuns nas propriedades. Elas possuem um sistema de ar forçado, que é mais seguro, porém sua manutenção também é necessária conforme normas do fabricante.

Os Bombeiros chamam a atenção sobre a revisão e manutenção das estufas, salientando ser importante a instalação da tela de proteção, que evita o contato direto da folha seca com os canos. A limpeza da estufa também é essencial. Canos furados ou com fuligem, também representam um grande risco. A tecedeira também precisa estar regulada e com linha de boa qualidade, para fazer uma costura firme do fumo nas varas.

O apuro na secagem também deve ser observado, onde os produtores devem controlar a intensidade de calor no forno.  Em caso de incêndio, o produtor deve fechar todas as entradas de ar da estufa para abafar o fogo, energia elétrica deve ser desligada, e os cabos da bateria dos equipamentos auxiliares também devem ser desconectados. Em hipótese alguma se deve jogar água na fornalha e nem quebrar o telhado. Ao chamar os bombeiros, peça que alguém fique na beira da estrada para guiar rapidamente a equipe até o local do incêndio.

Caso os bombeiros forem acionados e o proprietário da estufa verificar que não há mais risco das chamas atingirem galpões, varandas, casas ou que não existe mais nenhuma possibilidade de salvar a estufa, ele pode fazer uma nova ligação suspendendo o socorro, evitando um deslocamento desnecessário. Pode ser solicitado à corporação um registro de comunicação de ocorrência, para ser utilizado como comprovação no acionamento do seguro.

No Centro Serra, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho além do município sede atendem Estrela Velha, Segredo, Ibarama, Passa Sete e Lagoa Bonita. O número de emergência é o 9 9719 3193 aceitando também chamadas de voz via WhatsApp. A corporação sobradinhense ainda não registrou incêndio em estufa de fumo nesta safra.

Foto: Fabricio Ceolin – Bombeiros Voluntários Sobradinho

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.