Ícone do site Rádio Geração

Bebedouros são interditados em escolas de Santa Maria após surto de toxoplasmose

A suspeita de que uma contaminação da água tenha sido responsável pelo surto de toxoplasmose na região de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul provocou uma corrida por água mineral. Já nas escolas os bebedouros foram interditados, e as crianças são orientadas a trazer água fervida de casa.

O boletim mais recente divulgado pela prefeitura, na sexta-feira (20) confirma 21 casos de toxoplasmose na cidade. Desse total, sete são gestantes, e outras 47 amostras aguardam resultado.

Em uma escola de Santa Maria onde estudam 1 mil alunos, por exemplo, estudantes bebem apenas água em garrafinhas. Cada um com a sua. Thaylliny Leal, de 6 anos, trouxe a sua preparada pela avó. “Ela me disse para eu não tomar mais água da torneira”, conta.

A orientação que vem de casa é reforçada dentro de sala de aula. Mas não são apenas os alunos que têm consumido água fervida. As crianças levam para casa a orientação de ferver a água por 10 minutos.

Bebedouro interditado em escola de Santa Maria, cidade enfrenta surto de toxoplasmose (Foto: Reprodução/RBS TV)

Todos esses cuidados são adotados para evitar o contato com o parasita responsável pela toxoplasmose. A medida foi determinada pela coordenadoria regional de educação, e deve ser seguida por todas as escolas estaduais da cidade.

“Na sexta-feira (20) veio e-mail da coordenadoria essa orientação para interditar os bebedouros e para orientar os alunos a trazerem as garrafinhas com água”, afirma a vice-diretora Larissa Rosa dos Santos, dizendo que “a aceitação está sendo boa, eles estão trazendo”.

Sair da versão mobile