Baixa umidade do solo preocupa produtores de soja no Estado
A falta de chuvas em grandes volumes das últimas semanas, têm preocupado produtores de soja no Rio Grande do Sul. Conforme o último levantamento feito pela EMATER, a região Sul do Estado, é a que vem registrando o maior impacto, com redução de 31,26% na produtividade da soja.
Porto Alegre, também apresenta redução na produção de soja, na ordem de 36,38%.
Passo Fundo, segundo o Engenheiro agrônomo, Cláudio Doro não têm registrado perdas, mas o baixo volume de chuva no mês de março, até agora, também preocupa.
De acordo com ele, a média histórica para o mês é de 165mm de chuva, sendo que até agora, apenas 06mm foram registrados, 5% da média. Ele destaca que apesar da maioria das lavouras estarem em estado avançado de desenvolvimento, há algumas que necessitam de bons volumes de água para o enchimento grãos.
Doro explica que a esperança está nesta semana, partir de quarta-feira, quando a instabilidade deve voltar.
Fonte: Rádio Uirapuru.