No mês de fevereiro inicia o período letivo no Rio Grande do Sul. No município de Salto do Jacuí, as aulas retornam no dia 29, e os professores estarão realizando a partir do dia 22 uma formação pedagógica, onde os educadores da rede estadual e municipal estão convidados a receber palestras. Segundo a Secretária de Educação, Marisa Cunha, as formações são tradicionais, e a cada ano novos temas são abordados, sendo que em 2016 o direcionamento é a parte cognitiva e neurológica de cada estudante, fazendo assim com que os mestres consigam compreender como acontece a aprendizagem em cada aluno, podendo assim modificar o formato de ensino para que toda a classe consiga receber o ensino necessário.
Vários projetos do último ano seguem durante este. Marisa destaca que o projeto da “Parada da Leitura” continuará e se torna prioridade. Durante 15 minutos, todas as escolas param suas atividades e os alunos se reúnem para exercitar a leitura, melhorando assim o seu diálogo e o seu esclarecimento acerca das coisas ao seu redor, tendo uma melhora gradual também em suas relações interpessoais. Outro que continua é o União faz a vida, uma parceria entre Sicredi, Cotriel e Unisc, e o que diferencia neste ano é a participação mais ativa dos pais e responsáveis.
A escola infantil “Pró-Infância” mais conhecida como a Creche do Cruzeiro, está em seus ajustes finais. Marisa ressalta que pelo combinado, os alunos já seriam recebidos naquele local, porém algumas partes elétricas e hidráulicas tiveram de ser refeitas para melhoria da segurança dos alunos. Ainda no mês de março, os alunos da Escola Pingo de Gente serão realocados no educandário, e aqueles que completam 4 anos em 2016 ou já os tem completos, devem ingressar na educação infantil. Ela finaliza ressaltando a situação do transporte escolar.