Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
33°
18°
19°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
33°
18°
19°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Geração Madrugada
Ao Vivo: Geração Madrugada
Economia

Audiência pública nesta semana vai debater aumento médio de 19,5% na conta de luz da RGE

Audiência pública nesta semana vai debater aumento médio de 19,5% na conta de luz da RGE
23.04.2018 11h03  /  Postado por: Redação

Na próxima quinta-feira (26) acontece em Caxias do Sul uma audiência pública sobre a revisão tarifária da RGE. A atividade inicia às 8h30, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai apresentar a proposta de aumento médio de 19,5% na conta de luz para 255 municípios do Rio Grande do Sul. São mais de um milhão de unidades consumidoras. O reajuste é feito a cada cinco anos. A medida já deve vigorar a partir do dia 19 de junho, a qual permanecerá até 2023.

Contrários a esse índice, o Conselho de Consumidores da RGE vai reunir no dia anterior à audiência, na quarta-feira (25), sindicatos, federações, associações e câmaras de indústria, comércio e serviços e produção rural, além de representantes do poder público e consumidores residenciais de energia elétrica. A ideia é debater o tema e preparar representantes da sociedade interessados em se manifestar diante da agência reguladora. O encontro é aberto a todos.

Para o presidente do Conselho, Claiton Gaieski Pires, a audiência Pública é o grande momento para os consumidores apresentarem questionamentos e reivindicações no regramento que a Aneel estabelecerá para os próximos cinco anos na área atendida pela concessionária.

No dia o conselho vai disponibilizar uma consultoria gratuita. Pires acredita que é possível reduzir o aumento, mas essa possibilidade vai depender muito da participação popular qualificada na audiência. Contou que se imaginava um reajuste na ordem 10% a 12%, que é ainda alto, mas mais razoável que os 19,5%. Frisou que na audiência pública se buscará sensibilizar a Aneel para que reduza o que for possível. As informações são da Uirapuru.

Foto: Divulgação.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.