Audiência na Casa Civil trata de assuntos importantes do Estado RS
Na tarde de terça-feira (24), o deputado Adolfo Brito participou de audiência de uma hora e meia com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o subsecretário Gustavo Paim, o líder do Governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, e o líder da bancada Progressista, deputado Guilherme Pasin.
O encontro teve como pauta principal as obras de infraestrutura e a recuperação das rodovias estaduais, além da grave situação financeira enfrentada pelo município de Salto do Jacuí.
Segundo Brito, o município tem registrado uma queda mensal de arrecadação entre R$ 600 mil e R$ 700 mil, o que vem comprometendo serviços essenciais, como o pagamento de servidores e o funcionamento do hospital local, que é municipal. A crise teve início com a paralisação da Barragem Leonel de Moura Brizola, inativa desde maio de 2024, com previsão de retomada das operações apenas em 2027, de acordo com informações da CSN Energia e da CEEE Geração.
Brito confirmou que o assunto vem sendo tratado desde o início de junho na Casa Civil e nas secretarias estaduais da Saúde e da Reconstrução Gaúcha. Conforme informações do governo estadual, há dificuldades para o enquadramento de recursos que possibilitem apoio financeiro ao município.
No entanto, na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, às 14h, está previsto um novo encontro com o prefeito e lideranças de Salto do Jacuí na Casa Civil, com a presença também da secretária da Saúde, na tentativa de buscar alguma forma de auxílio ao município, que corre o risco de ter o atendimento hospitalar interrompido ou até mesmo enfrentar atrasos no pagamento de salários.
“Estamos dando todo o apoio ao município de Salto do Jacuí, por meio de reuniões nas secretarias e junto ao Palácio Piratini, na busca de soluções que auxiliem o município, que vem enfrentando dificuldades financeiras em razão da paralisação da geração de energia na barragem local”, finalizou o deputado Brito.
