Assentados estão sendo notificados para regularizar situação com o Incra
No ano de 2016, o Tribunal de Contas da União – TCU – fez uma auditoria em todos os assentamentos não só do Estado, mas também do país, e constatou alguns indícios de irregularidade dentro do Programa de Reforma Agrária. Na região Centro-Serra não existem muitos indícios, porém onde há, as famílias serão notificadas durante essa semana. Quem comentou o assunto foi o Chefe do Escritório da Emater de Salto do Jacuí, Adeleir Pedrassani.
Na cidade as irregularidades são de pessoas que tem o cartão único em um município e são assentadas em outro, e agora elas terão 30 dias para a primeira defesa e após mais um prazo para refazer caso o INCRA não aceite. As irregularidades são da família com o lote/programa. Ainda não estão claras as providências que serão tomadas.
Reuniões para informar sobre o fato estão acontecendo diariamente na região. Na manhã desta terça-feira, 17 foi no Capão Bonito, e nos próximos dias acontece no Assentamento Oriental, Luz do Amanhecer, e finaliza na quinta-feira no Rincão do Ivaí.
Sobre a questão de ter duas fontes de renda, ele explica que são necessárias justificativas.