Ícone do site Rádio Geração

Assembleia atinge 49% da renovação com primeira bancada negra no RS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sai 49% renovada desta eleição. Dos 55 candidatos eleitos para ocupar o parlamento gaúcho, 27 são rostos novos que não foram eleitos em 2018. A novidade é a eleição das primeiras mulheres negras para a Casa: Bruna Rodrigues (PCdoB) e Laura Sito (PT), ambas vereadoras de Porto Alegre. Além delas, o vereador Matheus Gomes (PSol) também foi eleito, compondo a primeira bancada negra da Casa.

Na distribuição das bancadas houve uma redução na fragmentação partidária. A Federação PT, PCdoB e PV terá a maior bancada da Casa, ampliando de oito para 12 o número de cadeiras. O PP vem logo em seguida, com sete, seguido pelo MDB, com seis. PL e Republicanos, que em 2018 elegeram dois deputados cada, viram suas bancadas mais que dobrarem de tamanho neste ano e elegeram cinco deputados cada um.

A Federação PSDB/Cidadania fez cinco cadeiras, mas o Cidadania acabou não elegendo nenhum deputado. O PDT ficou com quatro. O Podemos e o PSol, que em 2018 elegeram só um, este ano terão dois representantes. O Novo perdeu uma cadeira, elegendo apenas um deputado. Outra sigla que sofreu brusca redução em comparação com 2018 foi o PTB: de cinco passou para apenas um deputado. O Solidariedade, este ano não conseguiu eleger nenhum deputado.

Sair da versão mobile