Artesanato rural que remete à Páscoa faz sucesso na Expoagro
Demonstrando muita criatividade, a agricultora e artesã Deise Santos, de Pantano Grande, participa pela primeira vez da parcela do artesanato rural na Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, em Rio Pardo. No local, ela comercializa casquinhas de ovos decoradas com personagens ou bichinhos, vazias ou com balas ou amendoins, e também o “kinder ovo da roça”, casquinha de ovo de ganso pintada e com brinquedo e doces dentro. Assim, as cascas que seriam descartadas se transformaram em renda.
Além da produção de ovos, que comercializa na feira do município, juntamente com queijos e doces, Deise também produz verduras que fornece para a merenda escolar e leite que entrega para a indústria. A agricultora conta que na época da Páscoa faz ovos de chocolate e as casquinhas decoradas para comercialização, trabalho que começou na pandemia e que contou com a divulgação da Emater/RS-Ascar para venda pelas redes sociais. A atividade envolve toda a família, que vai guardando, lavando e pintando as casquinhas o ano todo. “É o trabalho da noite”, diz. Para a feira, Deise trouxe 1.600 casquinhas de ovos, e deixou mais em casa para trazer conforme for vendendo. “Está sendo muito bom, aqui tem bastante movimento”, relata, comemorando o sucesso que o produto faz com as crianças e mesmo com adultos, por remeter à infância.
A comercialização de produtos com a temática da Páscoa também é foco da artesã Marisia Wathier, de Santa Cruz do Sul, que está ofertando coelhos feitos com esponja, arranjos de Páscoa em palha de milho e cestinhos de crochê, entre outros. Marisia é professora aposentada e trabalha com turismo rural, vendendo o artesanato para turistas, além de participar da Expoagro e da Oktoberfest. A artesã está otimista com a feira, da qual participa desde que o espaço foi criado, e espera ampliar as vendas a partir desta terça. “Esse espaço é muito importante pra todos nós, eu gosto muito de participar. Eu também ministro oficinas, então esse contato com as pessoas é muito bom”, declara.
Artesãos de 13 municípios, que receberam capacitações da Emater/RS-Ascar para qualificar os produtos, o atendimento e a apresentação, participam da parcela com artesanatos elaborados com diversos materiais e técnicas. “A maioria deles participa há mais de cinco anos deste espaço, que possibilita a troca de experiências e de ideias, as amizades, a divulgação do trabalho, além de uma complementação na renda e uma valorização do artesanato e dos artesãos. Com certeza é muito positivo”, salienta a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Valquiria Sito.
Segundo ela, nos quatro dias de feira do ano passado, as vendas ficaram em torno de R$ 42 mil. “Esse ano conseguimos colocar um ponto de internet, então estamos vendo que valeu a pena, porque já teve vendas por pix e cartão, e isso foi um ponto positivo”, frisou Valquiria. A Expoagro Afubra segue até sexta-feira (24/03), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo.