Arroio do Tigre recebe mobilização regional de agricultores diante da crise da estiagem

O agravamento da situação enfrentada pelos agricultores nos últimos anos levou a mobilizações na manhã de hoje, segunda-feira (17/02), em todas as regiões do Rio Grande do Sul, promovidas pelas regionais sindicais e pela Fetag-RS.
O município de Arroio do Tigre sediou o encontro desta região, recebendo agricultores associados a sindicatos da Regional Sindical Centro Serra e pessoas da comunidade em geral, que compreendem a necessidade de mais apoio do governo. O ato, promovido no Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa, reuniu mais de 300 pessoas.
Com faixas, bandeiras e discursos, os agricultores expressaram preocupação com a falta de políticas efetivas para minimizar os impactos da seca e garantir a continuidade da produção no campo. Entre as principais reivindicações estão a prorrogação automática das operações de crédito rural, a revogação de resoluções que limitam o Proagro e a implementação de medidas emergenciais para evitar a falência de milhares de produtores familiares.
O presidente do STR de Arroio do Tigre, Alceu Mergen, afirmou: “estamos aqui para mostrar que a agricultura familiar não pode ser deixada de lado. O Proagro, o Pronaf e o crédito rural são fundamentais para que possamos seguir produzindo alimentos e garantindo nosso sustento. É a agricultura que tem movido a economia do Estado e do Brasil, esperamos que o governo retribua isso com um apoio mais sólido e efetivo aos produtores”.