No final da tarde deste domingo (23), o município de Arroio do Tigre foi atingido por um temporal de granizo que causou danos em centenas de residências tanto no perímetro urbano quanto rural. Segundo levantamento da Defesa Civil, mais de 500 famílias já retiraram lonas para proteger móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, e para cobrir provisoriamente os telhados até que a manutenção seja possível.
No interior, além das residências, outras estruturas como galpões, paióis e fornos de estufa de tabaco sofreram avarias significativas na cobertura. Em regiões como Taquaral e São Roque, onde a cultura do tabaco é mais adiantada, também se somam os prejuízos dos canteiros de mudas. Outras localidades como Linha São Pedro, Linha Barrinha, Travessão e Linha Santa Cruz também registraram danos mais severos. O prefeito Marciano Ravanello informou que um levantamento preliminar indicou que cerca de 1.500 casas foram afetadas pelo granizo. O bairro mais prejudicado foi o Cohab, onde quase todas as residências apresentaram buracos nos telhados devido ao temporal.
Na tarde desta segunda-feira (24), o prefeito Marciano Ravanello, acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil de Arroio do Tigre, Gustavo Bencke, e pelo secretário da Administração, Altemar Rech, recebeu o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Maria, Coronel Jacob Aristeu Pinton. A reunião teve como objetivo agilizar o processo de homologação do Decreto de Situação de Emergência devido ao temporal, assinado nesta tarde pelo prefeito Marciano. Além disso, houve troca de informações a respeito do decreto e o compromisso com a liberação de auxílio ao município.