Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
28°
11°
17°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
28°
11°
17°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Misturadão
Ao Vivo: Misturadão
Geral

Após destituir comando do PTB no RS, Roberto Jefferson nomeia Edir Oliveira para diretório

Após destituir comando do PTB no RS, Roberto Jefferson nomeia Edir Oliveira para diretório
foto: Câmara dos Deputados
15.03.2021 19h18  /  Postado por: Reportagem

O racha interno no PTB ganhou mais um capítulo na tarde desta segunda-feira. O presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, anunciou no Twitter que destituiu o atual comando do partido no Rio Grande do Sul e nomeou o ex-deputado federal e ex-prefeito de Gravataí, Edir Oliveira, como novo presidente do diretório gaúcho, substituindo o deputado estadual Luís Augusto Lara.

A decisão partiu após um desentendimento entre parlamentares gaúchos, que compõem as bancadas estadual e federal, com Roberto Jefferson devido a atuação do vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, no combate à pandemia de coronavírus.

Ainda nessa manhã, Jefferson afirmou estar colocando Ranolfo “para fora do partido”, dizendo que as medidas de restrição para prevenir a Covid-19 no Rio Grande do Sul podem ser comparadas a atos ditatoriais, o que contraria o que prega a legenda.

Em nota, a bancada do PTB na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados saiu em solidariedade ao vice-governador. No documento, os parlamentares gaúchos defenderam que “qualquer punição imposta ao vice-governador” seja “estendida aos deputados estaduais e federais da legenda no Rio Grande do Sul, que subscrevem a presente manifestação”.

Após ter conhecimento do documento, o ex-deputado Roberto Jefferson informou ter dissolvido o diretório, e afirmou que espera que os deputados que assinaram a nota busquem outro rumo.

“Mandei trancar o CANDex (sistema de candidatura), mas não nomeio nenhuma provisória. Acabou. Espero que eles encontrem um caminho. Talvez o PSDB seja um abrigo natural pra todos que se colocam contra o programa e o estatuto do PTB. Não vou pedir pra nenhum ficar, pelo contrário, quero que todos vão com Deus. Vão com Deus. Vão e acompanhem o Ranolfo (vice-governador do RS)”, disse o presidente nacional da sigla.

No entanto, o estatuto do partido estabelece, contudo, que intervenção em diretório estadual deve ser precedida de parecer do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, o que não aconteceu. Além disso, os líderes regionais podem apresentar defesa. A medida de Jefferson, nesse caso, aconteceu de forma unilateral.

Veja a seguir a nota das lideranças estaduais do PTB:

“O Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB/RS), e as suas bancadas estadual e federal, manifestam o presente ato de repúdio contra as palavras do Sr. Roberto Jefferson, presidente nacional do partido, em emissora de rádio local, que ofendeu de forma grosseira o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o governador Eduardo Leite, todas as forças de segurança e o povo gaúcho.

O trabalho do secretário Ranolfo na Segurança Pública é um demarcador histórico de sua competência, legado que o nosso partido tem orgulho de ter ajudado a construir. Uma conquista que conta com a dedicação abnegada dos homens e mulheres de nossas forças de segurança — a quem reafirmamos nossa admiração.

Discordamos frontalmente da abordagem do presidente nacional do partido, e na condição de partidários petebistas renovamos a confiança e o apoio ao nosso vice-governador Ranolfo, escolhido pelas urnas para esse posto. Estamos ao lado dele, solidários e unidos.

Não permitiremos que o PTB gaúcho, maior representação da legenda no país, submeta-se a aceitar eventuais sanções ao nosso vice-governador. Qualquer punição imposta ao vice-governador, que seja estendida aos deputados estaduais e federais da legenda no Rio Grande do Sul, que subscrevem a presente manifestação.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.