Após concessão, duplicação da BR 386 só deverá acontecer a partir de 2023 no Município
Obras em Soledade começarão em 2023 com duplicação, ponto de atendimento, acessos e passarelas
A CCR Viasul desde o dia 15 de fevereiro administra a BR-386 em uma concessão que irá durar 30 anos. No contrato de concessão, diversas obras atendem à demanda pedida pela comunidade da região de Soledade como duplicação, ponto de atendimento, acessos e passarelas.
A primeira meta da empresa é colocar em funcionamento as praças de pedágio até o dia 15 de fevereiro de 2020, ou seja, no primeiro ano de concessão. Na região, as praças de pedágio ficarão em Victor Graeff e Fontoura Xavier, além de duas no Vale do Taquari em Montenegro e Paverama.
A construção destas praças já levou a empresa a contratar moradores da região para a execução das praças. Isso aconteceu em Fontoura Xavier com mais de 50 funcionários contratados pela empresa para construírem a praça no km 260 da rodovia. O valor dos pedágios será tabelado com o preço de R$ 4,30 a tarifa.
O principal anseio da comunidade, a duplicação da BR-386, começará a partir de 2021. Ao todo serão 230 quilômetros da rodovia duplicados, trecho que compreende Canoas a Carazinho. As obras tem previsão de começarem em 2021 e terminarem em 2036.
Para a região de Soledade, a boa notícia chegará a partir de 2023, quando será iniciada a duplicação de 25,6 quilômetros entre Fontoura Xavier e Soledade com previsão de término para 2024. De 2024 a 2025 deverá ser duplicado o trecho entre Soledade e Tio Hugo com 30,5 quilômetros de extensão.
Nesse meio tempo, um ponto de atendimento da CCR Viasul deverá ser construído às margens da BR-386 em Soledade. A concessionária construirá três acessos em Soledade (2024 a 2025), 13 entre Fontoura Xavier e Marques de Souza (2026 a 2027) e seis entre Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff (2029 a 2030).
Outra demanda da região diz respeito às passarelas e elas serão construídas a partir de 2023. Serão três em Soledade e Fontoura Xavier (2023 a 2024), uma em Tio Hugo (2024 a 2025) e uma em São José do Herval (2026 a 2028).
A primeira projeção da CCR Viasul é começar a cobrança de pedágios a partir de 15 de fevereiro de 2020 e assim conseguir cumprir o cronograma de obras prevista para a BR-386 a partir de 2020.
*JEacontece