Sábado, 08 de Novembro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
14°
10°
13°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
14°
10°
13°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bailão da Geração
Ao Vivo: Bailão da Geração
Notícias

Aplicativo criado por gaúchos ajuda cidadão a apontar problemas nas cidades

Aplicativo criado por gaúchos ajuda cidadão a apontar problemas nas cidades
03.01.2017 10h28  /  Postado por: upside

       O Fala, Cidadão! é um aplicativo desenvolvido por uma agência gaúcha com o objetivo de mapear os problemas nas cidades. O usuário baixa gratuitamente a ferramenta e pode registrar ruas com buracos, locais de vazamentos de água, lixo acumulado, focos de dengue, entre outras situações.
– Nós criamos uma ferramenta para que o cidadão tenha um caminho mais rápido para chegar na prefeitura. O Fala, Cidadão! consiste numa ferramenta colaborativa, na qual o cidadão pode comunicar a prefeitura sobre mato alto, buraco na via ou postes caídos. Conseguimos personalizar a ferramenta, criando ocorrências conforme a necessidade da cidade. – explica um dos idealizadores, Carlos Eduardo Pires.
O usuário de qualquer cidade pode usar o aplicativo para registrar uma reclamação ou fazer uma sugestão. Os criadores da plataforma enviam as ocorrências para as prefeituras via canal de ouvidoria.
No entanto, os municípios de Gramado e Bom Princípio contrataram a versão paga do Fala Cidadão e têm acesso a outras funcionalidades da ferramenta. A principal é o envio direto das reclamações e sugestões que chegam pelo aplicativo para a administração da cidade. No caso de uma rua com um buraco, por exemplo, a reclamação é enviada imediatamente para a secretaria de obras e para o secretário da pasta.
Além disso, o usuário recebe notificações informando como está o atendimento da demanda. Outra possibilidade do aplicativo é a personalização de ocorrências conforme a característica da cidade. No caso de Gramado, foi identificada grande quantidade de animais de rua. Por isso, foi criada a possibilidade do usuário registrar os pontos da cidade onde se concentram esses animais.
Para 2017, o objetivo é implementar o Fala Cidadão em mais prefeituras, inclusive de fora do Estado. As prefeituras que têm interesse pagam um custo de implantação e depois um valor mensal para manutenção, que varia conforme o número de habitantes de cada cidade.
GAÚCHA

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.