“Ao contrário do que algumas pessoas dizem, não houve aumento na alíquota do IPTU”, diz secretário
A Administração Municipal de Arroio do Tigre informa que os novos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU,) com base na nova planta imobiliária do município, estão sendo disponibilizados aos contribuintes. “É importante que as pessoas não tomem como parâmetro os valores pagos no último exercício, pois estes estavam defasados, o que motivou a Prefeitura tomar esta medida”, ressalta o Secretário de Administração, Altemar Rech.
Segundo ele, os proprietários dos imóveis devem verificar se os novos valores atribuídos estão em conformidade com o valor do imóvel. “Ao contrário do que algumas pessoas dizem, não houve aumento na alíquota do IPTU. A alíquota nos imóveis edificados, que era de 1% foi reduzida para 0,3% sobre o valor do imóvel. Nos terrenos baldios, onde era de 1,2 % foi reduzido para 0,5%. Para que o imposto não tivesse um impacto muito grande no primeiro ano, adotou-se ainda uma tabela progressiva sendo que neste ano o imposto será de apenas 70%”, explica. O vencimento do IPTU 2018 é no segundo semestre.
Altemar lembra que foi encaminhado na semana passada e encontra-se em tramitação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que concede 15% de desconto aos contribuintes que pagarem o imposto em parcela única. Já para aqueles que optarem pelo pagamento parcelado, em quatro vezes, será dado um desconto de 5% em cada parcela, desde que a quitação seja feita dentro do prazo de vencimento. “Trata-se do chamado bônus adimplência, compromisso da atual administração, com o que se pretende premiar o contribuinte que paga suas obrigações em dia”, frisa Altemar Rech.
Ouça a entrevista no player acima.