Na sexta-feira, 11, o Estado de Mato Grosso do Sul completou 42 anos. O primeiro Governador do Estado foi Harry Amorim Costa, que administrou por 5 meses, entre 1º de janeiro e 12 de junho de 1979. Nascido no município de Cruz Alta, Rio Grande do Sul.
Harry Amorim Costa foi um engenheiro e político brasileiro, Foi governador do estado do Mato Grosso do Sul quando era servidor público do Departamento Nacional de Obras de Saneamento, uma autarquia federal criada pelo presidente Ernesto Geisel.
Em 1982, foi eleito deputado federal pelo PMDB, então principal partido de oposição ao governo de João Figueiredo. Não conseguiu se reeleger em 1986, sendo então nomeado secretário de estado de Meio Ambiente, em 1987. Viria a falecer em 1988, num acidente automobilístico, em Miranda/MS.
O Estado
A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo lento, em que foram levados em consideração aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul. As informações são do portal “Capital News”.
O estado está dividido em 4 mesorregiões e 11 microrregiões, divididos em 79 municípios, além da capital, outros municípios com população superior a cem mil habitantes são Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem atualmente cerca de 2.778.986 habitantes. A população é formada por imigrantes de várias regiões do Brasil e até de outros países.
A pluralidade de culturas que construíram Mato Grosso do Sul o tornou tão receptivo como os Paraguaios, alegres como os Português, festeiro como os Gaúchos, disciplinados como os Japoneses, empreendedores como os Libaneses e fechando com a pluralidade dos indígenas, dentre tantas outras.