Confira a nota na íntegra:
A Associação dos Municípios do Centro Serra – AMCSERRA, juntamente com os demais Municípios que fazem parte da Região COVID 27 – Cachoeira do Sul, reuniram-se em assembleia extraordinária na manhã de hoje, 27/01, para deliberar a respeito do ALERTA emitido pelo Gabinete de Crise do Estado, à Região 27. Após receber o ALERTA, a Região tem 48 horas para apresentar um plano de ações para tentar frear e conter o avanço da pandemia.
No Plano de Ações da Região constam ações já adotadas por os Municípios, que serão mantidas e intensificadas diante da emissão do Alerta. Prevê duas fases: primeiramente busca estabilizar no prazo de até 15 dias a evolução dos indicadores da pandemia na Região 27; e, em uma segunda fase busca-se reduzir após 15 dias os indicadores.
Não serão alterados protocolos, ao menos por enquanto. No entanto ficou
definido como SUGESTÃO o adiamento/suspensão dos principais eventos sociais (qualquer tipo de festividade, shows, boates, casas noturnas, formaturas, aniversários, etc), bem como campeonatos esportivos com público, todos que gerem maior aglomeração de pessoas, que estão programados para os próximos 15 dias, a fim de conter a velocidade de contaminação e disseminação do COVID-19. Em caso de realização, deverão ser cumpridos os protocolos obrigatórios de uso da máscara e
disponibilização de álcool para higienização. Além disso, recomenda-se a observação de distanciamento interpessoal, ventilação dos ambientes, dentre outras, assim como comprovação da vacinação.
Caso persistir o ALERTA para a Região nas próximas semanas, os Prefeitos
novamente irão se reunir para deliberar a respeito de novas determinações.
Dessa forma, REITERA-SE, a toda a população a importância de manter ativos os protocolos de saúde utilizados para conter o avanço do coronavírus. A AMCSERRA recomenda à população em geral que intensifique os cuidados.