Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
40°
21°
22°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
40°
21°
22°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Geração Madrugada
Ao Vivo: Geração Madrugada
Notícias

Alunos de escola pública de Santa Rosa criam perna mecânica de baixo custo

26.02.2018 13h54  /  Postado por: upside

Alunos do Curso Técnico de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, de Santa Rosa, Região Norte do Rio Grande do Sul, começaram o ano de 2018 comemorando uma ideia que deu certo. Eles projetaram uma perna mecânica adaptável, de baixo custo, e que melhor se ajusta ao solo.
A prótese foi criada na chamada Sala de Invenções. O estudante André Pacoff, aluno do curso técnico, foi a inspiração do projeto. Ele perdeu parte de uma perna em um acidente de trânsito há 15 anos e, desde então, tem pensado em meios alternativos de voltar a andar. Ao lado dos amigos Avelino Dietriech e Nelson de Oliveira Filho, transformou o problema numa solução para ajudar outras pessoas.
O protótipo da perna mecânica levou quase um ano para ficar pronto. Durante esse tempo, foram muitas pesquisas e ajustes até chegar ao resultado.
Diferente dos modelos convencionais testados por André, que são finalizados em madeira, a nova prótese de fibra de carbono e inox é mais eficiente no chão e pode ser desenvolvida por um valor abaixo do encontrado no mercado, em torno de R$ 1,7 mil. Esse valor é cerca de 235% mais barato do que protótipos semelhantes à venda no mercado.
“Qualquer projeto pensado aqui dentro, a gente sempre pensa em conjunto, em equipe. É um diferencial, alunos que queiram algo além da sala de aula”, comenta a professora Marlene de Oliveira, coordenadora do curso técnico em Mecânica.
Depois de um ano de trabalho para ficar pronta, prótese é de baixo custo e mais adaptável. (Foto: Reprodução/RBSTV) Depois de um ano de trabalho para ficar pronta, prótese é de baixo custo e mais adaptável. (Foto: Reprodução/RBSTV)Depois de um ano de trabalho para ficar pronta, prótese é de baixo custo e mais adaptável. (Foto: Reprodução/RBSTV)
O trabalho já ganhou várias premiações. Com a ideia, o grupo foi campeão da Mostra Estadual de Educação Profissional e segundo lugar na Feira Internacional de Encarnación, no Paraguai.
“O projeto da perna mecânica começa a ganhar reconhecimento mundial. O grupo foi convidado a participar do festival internacional de ciências em Edimburgo, na Escócia, um dos festivas mais tradicionais do mundo e o maior da Europa”, destaca a professora Elenice Vieira.
O festival na Escócia ocorre de 10 a 15 de abril. O convite para integrar a delegação brasileira foi recebido com surpresa e alegria pelo grupo.
“Nunca imaginei ter esse grande reconhecimento, a gente estudou, está estudando ainda para isso, para ser reconhecido e ter um bom futuro! Teve um crescimento pessoal, então a gente teve trabalho em equipe, trabalho em grupo, a gente teve planejamento”, comemora o aluno Nelson de Oliveira.
“A gente nunca imaginou que ia conquistar tantos prêmios”, ressalta André Pacoff, estudante do curso que inspirou o projeto.
Busca de recursos para o festivalPara conseguir participar do festival na Escócia, o grupo busca recursos. Eles precisam de cerca de R$ 50 mil para os custos de inscrição, deslocamento e hospedagem.
Para arrecadar esse valor, eles correm contra o tempo. O grupo tem em torno de 10 dias para conseguir esse dinheiro, para então começar a planejar a viagem e os trâmites legais para sair do país.
“A ideia é que cada um se sinta sensibilizado para que Santa Rosa, a escola, o RS e o Brasil sejam representados na Escócia. Que possam então contribuir com o valor que achar possível”, diz a diretora da escola, Elaine Deloss.
A escola disponibiliza o telefone (55) 3512-2385 para contato, ou a página do Curso de Mecânica no Facebook.
Fonte: G1

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.