Alterado o prazo para declaração anual de animais no Rio Grande do Sul
Geralmente a Declaração Anual de Rebanho era feita entre o período de janeiro a maio, mas neste ano a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul mudou a data para os meses de junho a outubro. O motivo é o novo sistema informatizado que permitirá realizar o procedimento on-line. “A nova plataforma deverá ficar pronta nos primeiros meses do ano, mas ainda precisa de testes e adequações. Por isso foi definido o novo período para a declaração, excepcionalmente em 2022, que já poderá ser feito de forma híbrida”, explica o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da SeapDR, Francisco Lopes.
Segundo ele, a nova plataforma vai trazer novos campos obrigatórios para preenchimento, como informações de contato e cadastro, que “vão permitir um diferencial para embasar atividades de defesa agropecuária de forma detalhada e mais inteligente”.
Após a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, em maio de 2021, a qualidade do cadastro ganha ainda mais importância.