Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
10°
12°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
25°
12°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Bom Dia Trabalhador
Ao Vivo: Bom Dia Trabalhador
Geral

Agricultura Familiar e turismo contemplados com recursos da Consulta Popular

Agricultura Familiar e turismo contemplados com recursos da Consulta Popular
10.09.2019 10h03  /  Postado por: Magali Drachler

Agricultura familiar e turismo foram os dois projetos contemplados com recursos da Consulta Popular 2019. A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) liberou os dados da votação nesta segunda-feira, dia 9, sendo que os projetos contemplados com recursos do Governo do Estado nas áreas de agricultura familiar e turismo vão receber R$ 371.428,57. A agricultura familiar somou 10.675 votos e do turismo 5.318.

Os recursos disponíveis para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a mobilização dos municípios da região, apesar dos recursos serem menores em relação aos outros anos. “Todos estão de parabéns pela mobilização e o empenho em atingir os votos necessários. Foi um ano atípico, com menos tempo para se organizar tudo, bem como menos recursos disponíveis, o que poderia significar uma motivação menor, mas os Comudes se esmeraram e foram atrás de votos para garantir a votação mínima”, destaca Petry, numa avaliação preliminar.

“A grande diferença deste ano é que nós focamos nos planos de desenvolvimento regional de cada um dos 28 Coredes. Nos últimos anos os Coredes fizeram seus planejamentos estratégicos priorizado desenvolvimento econômico, infraestrutura, ciência e tecnologia e energia. Nós queremos focar os recursos da consulta popular com os planejamentos de cada região. Ao meu ver isso é muito positivo porque aquilo que foi discutido na região agora vai ter subsídio e apoio da consulta popular para ser realizado”, disse Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica.

Fórum dos Coredes
Na próxima quinta-feira, dia 12, a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do Estado do Rio Grande do Sul será realizada na Unisc. A assembleia inicia as 9h, na sala 5328 (bloco 53) da Unisc, por ocasião do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional. A assembleia contará com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, bem como, da Diretoria Executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo e terá como pauta: a Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal; apresentação do programa Inova RS pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb; encontro anual dos Coredes e assuntos gerais. A presidente do Fórum dos Coredes é a professora Munira Medeiros Awad (Corede Produção) e o vice-presidente é Heitor Álvaro Petry (presidente do Corede Vale do Rio Pardo).

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.