Amamentar é um gesto de amor e doação. E para conscientizar a população sobre a importância e os benefícios do leite materno, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa.
Conforme a nutricionista Luciane Andrade, que atua na maternidade Mario Totta da Santa Casa de Porto Alegre, por ter grande ação imunológica, o leite materno protege a criança de infecções respiratórias, diarreia, alergias, e está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto e hipertensão. “Melhora a imunidade, a proteção contra alergias e doenças crônicas, como obesidade e diabetes, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo”, afirma.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Mesmo sabendo a importância, há mães que têm dificuldades ou não conseguem amamentar seus filhos devido a razões diversas.