Agentes de Combate às Endemias realizam captura de morcego em residência em Arroio do Tigre
Foto Secretaria da Saúde de Arroio do Tigre
A equipe de Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre realizou a captura de um morcego que havia sido encontrado dentro de uma residência. O animal foi recolhido com segurança e encaminhado para análise laboratorial, a fim de verificar a presença de vírus da raiva.
A ação faz parte do trabalho de vigilância em saúde, que busca prevenir riscos à população. Segundo a coordenação de endemias, embora os morcegos desempenhem papel importante no equilíbrio ambiental, alguns deles podem transmitir doenças graves, como a raiva, considerada letal quando não tratada a tempo.
Além da raiva, esses animais também podem estar relacionados a outros agentes infecciosos, como fungos responsáveis pela histoplasmose, transmitida principalmente pelas fezes acumuladas de morcegos em ambientes fechados e pouco ventilados.
A Secretaria de Saúde orienta que, ao encontrar morcegos em residências ou locais públicos, os moradores não tentem capturá-los por conta própria. O recomendado é acionar imediatamente a equipe de zoonoses/endemia para que o manejo seja feito de forma adequada e segura.
Orientações à população:
• Evite contato direto com morcegos, vivos ou mortos;
• Mantenha animais domésticos com a vacinação antirrábica em dia;
• Acione a Vigilância Sanitária ou a equipe de endemias em caso de suspeita.
“A colaboração da comunidade é fundamental para que possamos prevenir doenças e garantir a segurança de todos”, destacou Elisa Saionara Etges, coordenadora da equipe de combate às endemias.
Comente essa notícia
