Sábado, 22 de Março de 2025
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
16°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Parcialmente nublado
Parcialmente nublado
31°
16°
16°C
Arroio do Tigre
Parcialmente nublado
Ao Vivo:
Saúde

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se formam em curso oferecido pelo Ministério da Saúde e UFRGS

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se formam em curso oferecido pelo Ministério da Saúde e UFRGS
29.08.2023 13h44  /  Postado por: Redação

O prefeito Marciano Ravanello e a secretária da Saúde Diana Rauber Mergen, acompanharam na última sexta-feira (25) a solenidade de formatura dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias no curso técnico do Ministério da Saúde. O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a Política de Atenção Básica (PNAB) do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A iniciativa conta com investimento do Ministério da Saúde e é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento também teve a presença do vereador Tiago Fabiano Bertolo, representando o Poder Legislativo.

 

O curso que habilitou os ACS em Técnicos em Agentes Comunitários e os ACE em Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, teve início em 2020, com abertura do edital de inscrição aos interessados. No município de Arroio do Tigre, todos os 29 ACS e três ACE se inscreveram para aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento. Em junho de 2022, houve a solenidade de abertura dos cursos e o início das aulas em formato online para os estudantes em agosto do mesmo ano.

Durante este período, os alunos tiveram disciplinas como informática básica, processo saúde x doença, promoção da saúde, noções básicas de microbiologia e parasitologia, imunização, noções básicas de anatomia, dentre outros. As atividades práticas, que tiveram início neste ano, estavam correlacionadas às disciplinas e foram desenvolvidas na comunidade onde os ACS e ACE atuam, juntamente com a supervisão das preceptoras Elisa Saionara Etges e Diana Regina Wander.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.