Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
13°
22°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
26°
13°
21°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Bom Dia Geração
Ao Vivo: Bom Dia Geração
Meio Ambiente

Afubra divulga cronograma de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Centro Serra

Afubra divulga cronograma de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Centro Serra
23.11.2021 14h11  /  Postado por: Redação

Desenvolvido pelo Sinditabaco e pela Afubra, o programa de recolhimento de embalagens vazias tríplice lavadas de agrotóxicos abre o roteiro no Centro Serra dia 29 de novembro e vai até 09 de dezembro. Dias 29 e 30 nas localidades do interior de Passa Sete. Em 30 de novembro e 1º de dezembro em Sobradinho. O recolhimento no município de Segredo ocorre de 06 a 08 de dezembro. No mesmo mês, dias 08 e 09 ocorre em Lagoa Bonita do Sul. O cronograma encerra em Arroio do Tigre, também no dia 09.

Em entrevista a Geração, o Gerente das filiais da Afubra de Arroio do Tigre e Sobradinho, Dionis Henker, disse que a ação, que ocorre desde 2000, atinge anualmente todas as regiões fumageiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quando o trabalho chega no último ponto de coleta, a tarefa é reiniciada logo em seguida. Assim, de forma gradativa, todos os fumicultores têm a oportunidade de descartar, periodicamente, as embalagens armazenadas em sua propriedade.

Conforme Henker, o programa do setor fumageiro atende preceitos do artigo 53, do Decreto de Lei 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que exige dos fabricantes, revendedores e consumidores destino seguro às embalagens vazias, oportunizando aos produtores de tabaco o privilégio de descartar os recipientes em pontos próximos de suas propriedades. Além dos vasilhames tríplice lavados, a coleta atinge também as embalagens flexíveis.

O recebimento das embalagens segue cronograma previamente agendado, com suporte de cartazes, afixados em pontos referenciais das comunidades, que indicam os pontos de coleta, e a entrega de convite para cada produtor integrado ao sistema de produção de tabaco. Os avisos lembram a passagem do caminhão na data e no horário determinado, quando uma equipe especializada executa o recolhimento das embalagens. O material é encaminhado a depósitos de recolhimento, devidamente autorizados por órgãos ambientais, que posteriormente encaminham a empresas recicladoras.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.