Domingo, 16 de Junho de 2019
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
18°
20°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
No ar: Fim de Semana Mega Music
Ao Vivo: Fim de Semana Mega Music
Notícias

Abelardo Luz em Santa Catarina é a Capital Nacional da semente de soja

Abelardo Luz em Santa Catarina é a Capital Nacional da semente de soja
15.04.2019 10h06  /  Postado por: Cladimara Bohrer

O município de Abelardo Luz fica em Santa Catarina, possui 18 mil habitantes e detém um título que traz muito orgulho para população local, mas mais do que isso aos sojicultores: ele é a capital nacional da semente de soja.

O título veio em formato de lei em maio de 2014, pela assinatura da então presidente da república, Dilma Roussef

O município produz por ano mais de 50 mil toneladas de sementes de soja, de 50 variedades. Só de núcleos de produção de sementes, são 15 por lá. Os insumos seguem para as lavouras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e também de Mato Grosso do Sul.

Mas nós conseguimos atingir números de até 97% de germinação e 90% de vigor. Isso justamente por que o ambiente climático favorece isso. O alto vigor e a qualidade fisiológica da semente é muito boa por aqui”, destaca o presidente da Associação dos Produtores de Sementes do município, José Vogel, que também produz sementes.

Até a colheita da semente por ali é diferente. Sem dessecar a planta, para evitar danos. E o grão só sai da lavoura quando a umidade estiver em 14%, para que não seja necessário passar por secagem e, assim, conservar ao máximo a semente.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.