A direção da Havan confirmou que pretende fazer uma visita a Cruz Alta para analisar a possibilidade
A direção da Havan confirmou que pretende fazer uma visita a Cruz Alta para analisar a possibilidade de o município receber uma filial da rede de lojas no Estado A data ainda não está agendada. O interesse de Cruz Alta em receber investimentos da rede varejista catarinense foi oficializado em encontro, no último sábado, na unidade de Balneário Camboriú, entre o prefeito Vilson Roberto (PT) e o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang. O grupo tem planos de abrir 50 megalojas no Rio Grande do Sul nos próximos anos. O investimento pode chegar a R$ 1,5 bilhão e gerar até 10 mil empregos.
Na reunião, foi entregue uma série de dados sobre a cidade, publicações e um documento conjunto assinado pelo prefeito, a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Rubin Librelotto (PMDB), e lideranças empresariais com o compromisso de acolhida à Havan e a facilitação da sua instalação no município de 63 mil habitantes.
– A competição é grande e a Havan já têm um estudo das nossas potencialidades. Mas as nossas chances são excelentes porque somos favoráveis ao livre comércio, sem protecionismos, bem como a nossa posição logística e a capacidade de atrair turismo religioso e de eventos técnicos culturais, entre outros fatores – diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cruz Alta, Emerson de Sousa, que também participou do encontro.
Segundo ele, a atração de uma loja dependerá da união das lideranças e sociedade cruz-altense. Nesse sentido, o secretário assegura que a administração municipal está focada em combater o excesso de burocracia, para gerar um bom ambiente de negócios, estimular o empreendedorismo e a geração de empregos.
A comitiva que viajou a Santa Catarina também reuniu os coordenadores do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Cruz Alta e da Câmara de Vereadores. Para Vilson Roberto, a reunião foi positiva.
– Estamos buscando o desenvolvimento do município de uma forma muito unida porque este é nosso papel, das entidades e dos poderes legislativo e executivo. Temos que lutar pelos interesses da nossa cidade – afirma o prefeito.
– É importante dizer que é com esta união que iremos atrair novos investimentos para Cruz Alta e fortalecer o protagonismo de nosso empreendedorismo local também. Com certeza, Cruz Alta irá se organizar para fazer com muita agilidade uma maneira de desburocratizar os processos para atrair mais investimentos – acrescenta a vereadora Paula Librelotto.
DOMINGOS E FERIADOSAté agora, a Havan confirmou a abertura de duas lojas no Estado, em Caxias do Sul e Passo Fundo. Santa Maria também está nos planos, mas há um impasse: a rede condiciona instalação em cidades que permitam o funcionamento do comércio aos domingos e feriados, como ocorre nas mais de 100 lojas da empresa no país. Atualmente, convenção coletiva não permite o funcionamento de lojas aos feriados em Santa Maria.
À prefeitura de Cruz Alta, Nilton Hang informou que já recebeu pedidos de muitos prefeitos gaúchos interessados no plano de expansão da Havan. Segundo ele, apenas via e-mail foram 160 mensagens de prefeituras.
Fonte:Diário de Santa Maria.