A Advocacia em sua essência
A humanidade vem enfrentando frequentes mudanças em todos os aspectos. Teologia, ciência, história e a própria legislação tem exigido cada vez mais posicionamento da sociedade, afinal, o que queremos? Para onde estamos caminhando? São questionamentos que fazem o interlocutor partir de uma perspectiva que capta a própria essência do ser humano: evolução.
Assim o é na Advocacia. As ferramentas legais e jurisdicionais utilizadas no cotidiano estão se modernizando. O que uma vez líamos em livros hoje temos em uma tela que cabe na nossa mão. O próprio processo judicial que outrora era entalhado fisicamente, hoje o utilizamos de forma virtual, assim como nas audiências e próprio atendimento prestado pelo Judiciário, tudo em nome da evolução.
Causa espanto em que viveu a era analógica e hoje se depara com a era cada vez mais digital, onde a inteligência artificial já interfere nos processos judiciais em todos os seus meios, seja em petições iniciais ou em despachos exarados pelos julgadores. A cultura do imediatismo chegou a nossa porta, e parece que a humanidade está cada vez mais ficando sem tempo. A tecnologia que facilita também é a que aprisiona.
Nessa realidade, é fundamental a presença da Advocacia, que busca equilibrar as relações interpessoais garantindo que a legislação seja cumprida. Essa é a essência a ser buscada e a ser preservada. Nós, Advogados e Advogadas temos essa missão humana e constitucional de proporcionar a sociedade JUSTIÇA!
O exercício da Advocacia é previsto na Constituição Federal como atividade indispensável a administração da justiça. Sem o Advogado (a) a sociedade estaria entregue ao caos, submissa a vontade de tiranos e opressores de opinião.
Advogar é sentir, é ouvir as angustias sociais, é trazer conforto, garantias, segurança jurídica.
Seguimos na busca constante para proporcionar que o exercício da Advocacia seja feito de forma livre, prometendo defender sempre a liberdade em todos os seus aspectos, pois sem ela não há justiça que se fortaleça nem paz que se concretize.
No mês dos Advogados e Advogadas a Subseção da OAB de Sobradinho em nome de sua Diretoria, quer parabenizar a todos os colegas pela profissão que exercem, dizendo que o trabalho digno respeitando a ética, a moral e os bons costumes sempre compensa.
“Se orgulhem, pois vocês sempre farão a diferença na vida de alguém”.
No ano que em a Subseção completa 42 anos, comemorar mais um 11 de Agosto é motivo de orgulho, e queremos dar um recado a toda a sociedade: Onde houver um Advogado (a) haverá esperança!
Parabéns Advogados e Advogadas.
São os votos da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Sobradinho.
Dalmir Rech – Presidente da Subseção.
