O incessante trabalho da Defesa Civil, Bombeiros e equipes da prefeitura para amenizar os danos causados pelo granizo em Sobradinho
A Defesa Civil de Sobradinho, juntamente com os Bombeiros, Brigada Militar e equipes da prefeitura, estão trabalhando para amenizar os danos causados pelo granizo que atingiu o município. Em entrevista à Geração, o coordenador da Defesa Civil municipal, José Carlos Spanevello, informou que a primeira medida adotada foi a distribuição de lonas em um ponto central montado no saguão da prefeitura. Até as 9h da manhã desta quinta-feira, 13, foram disponibilizados mais de 50 mil metros quadrados de lona.
De acordo com Spanevello, as localidades mais afetadas no interior foram Linha Campos, Linha Carijinho e Linha Tupi. Na área urbana, os bairros Pinhal, Medianeira e Baixada foram os mais impactados pelos estragos.
Além da atuação da Defesa Civil, o Comando Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul, os Bombeiros Militares de Santa Cruz do Sul e os Bombeiros Voluntários de Sobradinho também prestaram assistência, contando com o apoio das equipes da prefeitura. O ginásio de esportes do Bairro União e o Salão Paroquial Católico foram disponibilizados para abrigar as famílias que não puderam retornar para suas casas. Segundo Spanevello, a maioria das pessoas utilizou os abrigos apenas para se alimentar, retornando às suas residências durante a noite. Até o início da manhã desta quinta-feira, apenas três famílias estavam desalojadas.
Segundo levantamento preliminar, cerca de 2004 residências foram danificadas, afetando direta e indiretamente aproximadamente oito mil pessoas. Estima-se que serão necessárias cerca de 13 mil telhas de amianto para cobrir as casas atingidas. Espera-se o auxílio do Governo do Estado por meio de um Decreto de Emergência.
Aqueles que desejarem fazer doações podem entrar em contato pelo número 51 3742 1098 ou dirigir-se à Assistência Social de Sobradinho.