Padre explica a importância e o significado da Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é um feriado religioso cristão que é comemorado anualmente na sexta-feira antes do domingo de Páscoa. Este dia é considerado um dia de luto e reflexão pelos cristãos em todo o mundo, pois é o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu na cruz.
O padre Rudinei Lasch, da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, explicou que para os católicos, a Sexta-feira Santa é um dia sagrado em que eles honram a morte de Jesus Cristo e refletem sobre o significado de seu sacrifício. Muitas igrejas realizam serviços religiosos especiais neste dia, como procissões, leituras da Paixão e adoração da cruz.
Em muitos países, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional, e muitas pessoas aproveitam a oportunidade para participar de serviços religiosos ou para passar tempo em reflexão e oração. Conforme o Padre Rudinei, muitas comunidades também realizam eventos e celebrações em torno do feriado, como procissões de rua, reconstituições da Via Sacra e representações dramáticas da crucificação. Ele cita a programação em Arroio do Tigre, que pela primeira vez terá a “Procissão do Encontro”, onde homens e mulheres, saem de pontos diferentes da cidade e se encontram em frente à Igreja Matriz.
Além disso, a Sexta-feira Santa é um dia de jejum e abstinência para os cristãos, com muitos fiéis abstendo-se de carne e outras indulgências em sinal de respeito e humildade. Em muitas culturas, também é tradicional comer peixe em vez de carne vermelha neste dia, como um símbolo de penitência e devoção.
Finalizando, o Padre diz que a Sexta-feira Santa é um dia importante para os cristãos em todo o mundo, marcando a morte de Jesus Cristo e incentivando a reflexão, a oração e a penitência.
ASSISTA
Programação completa
A Páscoa
O Dia da Páscoa, também conhecido como Domingo da Ressurreição, é o dia mais importante do calendário cristão. Ele celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a tradição cristã, ocorreu três dias após a sua crucificação.
Durante a celebração da Páscoa, as igrejas cristãs realizam missas especiais, que incluem leituras bíblicas e cânticos de louvor. Os fiéis também costumam fazer jejum e orações durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Além disso, a Páscoa é marcada por diversas tradições, que variam de país para país e até mesmo de região para região. Algumas das mais conhecidas são a troca de ovos de chocolate, que simbolizam a vida nova que surge com a ressurreição de Cristo, e a preparação de pratos típicos para as refeições de família.