Projeto da classificação do tabaco na propriedade tem data para votação na Assembleia Legislativa
O projeto que trata sobre a classificação do tabaco nas propriedades (PL 204/2015), depois de passar pela Comissão de Economia e pela Comissão de Líderes de Bancada da Assembleia Legislativa do RS, agora vai para apreciação e votação no plenário da Casa, na terça-feira, 19, as 14h. Em entrevista à Geração, o produtor de tabaco e um dos líderes da região que acompanha a tramitação do texto, vereador Carlos Joceli da Silva, o Carlinhos, disse que agora a mobilização de autoridades e produtores deve se intensificar na busca pela aprovação da matéria.
Para Carlinhos, a principal vantagem da aprovação do Projeto, é que o produtor não vai precisar ir a Santa Cruz do Sul com a carga de fumo, arriscando ter que deixar o produto lá sem negociação.
A Fetag-RS ja tinha dito que defende que a classificação aconteça sempre nas propriedades, pois ao ser realizada na sede da indústria, na grande maioria dos casos o produtor acaba sendo prejudicado, pois ele não consegue acompanhar o processo de análise da forma como deveria em virtude muitas vezes da distância.
Com a classificação sendo realizada na propriedade, o que já aconteceu em outras safras em situações pontuais, o produtor consegue participar ativamente da classificação e obter melhores preços pela sua produção.