Afubra divulga cronograma de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Centro Serra
Desenvolvido pelo Sinditabaco e pela Afubra, o programa de recolhimento de embalagens vazias tríplice lavadas de agrotóxicos abre o roteiro no Centro Serra dia 29 de novembro e vai até 09 de dezembro. Dias 29 e 30 nas localidades do interior de Passa Sete. Em 30 de novembro e 1º de dezembro em Sobradinho. O recolhimento no município de Segredo ocorre de 06 a 08 de dezembro. No mesmo mês, dias 08 e 09 ocorre em Lagoa Bonita do Sul. O cronograma encerra em Arroio do Tigre, também no dia 09.
Em entrevista a Geração, o Gerente das filiais da Afubra de Arroio do Tigre e Sobradinho, Dionis Henker, disse que a ação, que ocorre desde 2000, atinge anualmente todas as regiões fumageiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Quando o trabalho chega no último ponto de coleta, a tarefa é reiniciada logo em seguida. Assim, de forma gradativa, todos os fumicultores têm a oportunidade de descartar, periodicamente, as embalagens armazenadas em sua propriedade.
Conforme Henker, o programa do setor fumageiro atende preceitos do artigo 53, do Decreto de Lei 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que exige dos fabricantes, revendedores e consumidores destino seguro às embalagens vazias, oportunizando aos produtores de tabaco o privilégio de descartar os recipientes em pontos próximos de suas propriedades. Além dos vasilhames tríplice lavados, a coleta atinge também as embalagens flexíveis.
O recebimento das embalagens segue cronograma previamente agendado, com suporte de cartazes, afixados em pontos referenciais das comunidades, que indicam os pontos de coleta, e a entrega de convite para cada produtor integrado ao sistema de produção de tabaco. Os avisos lembram a passagem do caminhão na data e no horário determinado, quando uma equipe especializada executa o recolhimento das embalagens. O material é encaminhado a depósitos de recolhimento, devidamente autorizados por órgãos ambientais, que posteriormente encaminham a empresas recicladoras.