Sindicato dos Médicos Veterinários discute formas de prevenir o Mormo
Iniciativas para a erradicação do mormo no Estado foram debatidas no dia 1º de setembro, na Expointer, durante o Seminário sobre Sanidade Equina, promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul (Simvet/RS), com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O evento contou com a presença de representantes da classe veterinária e apresentou avanços na disponibilização do Elisa, exame que será indicado pelos organismos internacionais para diagnóstico da doença.
Em 2015, foram feitos no Brasil mais de 700 mil testes, dentre os quais 180 mil no Rio Grande do Sul. O levantamento apontou 0,34% de casos positivos para mormo no Estado. Mesmo assim, na visão da Secretaria de Agricultura, o número não deve ser negligenciado.
O seminário abordou ainda a questão da judicialização após o diagnóstico. “Ao se manter o animal contaminado em contato com outros, contrariando as determinações técnicas, acaba-se contribuindo para a disseminação do mormo. Isso ocorre porque há muita desinformação.
A presidente do Simvet, Angélica Zolin comenta a respeito.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima