Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta realiza procedimento inédito
Na última semana, foi realizado no Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), um procedimento inédito na instituição. Pela primeira vez na unidade, uma paciente foi submetida a uma “ureterolitotripsia flexível à laser”, considerada uma das cirurgias mais modernas para a retirada de pedra no rim.
O procedimento foi realizado pelos médicos urologistas Dr. Elio Furian e Dr. Jorge Bilibio Westphalen, durando aproximadamente 35 minutos. Esse procedimento evita incisões ou cortes, reduzindo o tempo de internações prolongadas e o retorno mais rápido as atividades rotineiras.
Através desta técnica, um equipamento com câmera, fino e flexível, é introduzido na uretra, passando pela bexiga e alcançando o rim. Controlado pelo cirurgião, o aparelho permite uma exploração minuciosa e completa de toda região afetada do rim.
A partir da identificação dos cálculos renais, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento, que os pulveriza. Como é uma técnica minimamente invasiva e evita danos ao rim, a recuperação é bem mais rápida, e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.
*Ass de Comunicação HSVP