Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
16°
14°
20°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo nublado
Tempo nublado
16°
14°
20°C
Arroio do Tigre
Tempo nublado
No ar: Blitz Sertanejo
Ao Vivo: Blitz Sertanejo
Cultura

Tradicionalista Cléo Oliveira, sobre o Dia do Gaúcho: “Que se mantenha acesa a chama de liberdade, igualdade e humanidade”

20.09.2019 09h07  /  Postado por: Elion Silva

Para falar do significado do 20 de setembro, Dia do Gaúcho, participou do Repórter Geração, o compositor, Xirú das falas do CTG Pousada das Carretas e Cavaleiro Farroupilha, Cléo Oliveira.

“Gaúcho acima de tudo é alma e sentimento. Tem várias maneiras de ser Gaúcho. Não temos mais espaço para alguém se achar mais gaúcho que o outro”, destacou, e finalizou desejando que se mantenha acesa a chama de liberdade, igualdade e humanidade. (Ouça no player acima.)

 

A data

No dia 20 de setembro de 1835 tinha início a revolução separatista do Rio Grande do Sul, conhecida como Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, um termo depreciativo usado pelos partidários da monarquia para denominar os liberais que estavam no comando da revolta. A República de Rio Grande manteve sua independência por uma década e obteve considerável apoio da população local por conta de suas ideias libertárias e progressistas. Seu primeiro presidente foi o militar Bento Gonçalves da Silva.

Em 1839, o estado de Santa Catarina, também independente, se uniu ao Rio Grande do Sul em uma confederação. Contudo, alguns anos mais tarde, as tropas imperiais derrotaram as forças rebeldes, tanto em março quanto em maio de 1843, enquanto os governos aliados do Uruguai e Argentina abandonavam o apoio aos separatistas. No dia 28 de fevereiro de 1845 foi assinado o Tratado de Poncho Verde, que formalizava o regresso do Rio Grande ao império brasileiro em troca de uma anistia generalizada.

History

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.