Resgate ao Cultivo de Mandioca é realizado no Alto Jacuí
O plantio da Mandioca tem sido resgatado pela Universidade de Cruz Alta, que assinou em novembro de 2014, parceria com a Emater e Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit/RS), do estudo que relata tecnologias para o resgate do cultivo da mandioca no Alto Jacuí, sendo desenvolvido por professores da Unicruz e coordenado por Jana Koefender. Os recursos para execução do projeto totalizam R$ 398.517,21. A coordenadora relata como surgiu o interesse nesse quesito.
O ciclo desenvolvimento é verificado e os produtores colaboradores do projeto obtém suas respostas, analisando a presença de amido, quantias de betacaroteno, entre outros. Isso tudo serve como um banco de germoplasma, que ficará na Universidade, disponível para posteriores pesquisas e ao alcance também dos agricultores, por ser parte de seu material genético. Ela ressalta que um dos principais objetivos é incentivar o desenvolvimento regional.
Em Salto do Jacuí foram escolhidos quatro agricultores, aos quais ela nos explica que a escolha foi da Emater.
O projeto terá continuidade, e outro na mesma linha já foi aprovado, fornecendo assim material genético. A produção de mudas de mandioca no Brasil é muito pequena, e Jana Koefender nos explica.